terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ei gente! Saí da cidade onde morei os ultimos 5 meses. Que saudade! A cidade me conquistou. Arquitetura, pessoas, comidas, clima... É como escrevi outro dia: o pouso foi autorizado e eu me senti em casa. Mas chgeou outra vez a hora de partir. Na ultima semana estive visitando outra cidade da Espanha. Aliás, outras. Lindas. Duas amigas do Brasil estiveram aqui comigo. Foi importante e bom. Hoje elas foram embora. E eu voltei à minha rota e vida normal. isto é, normal nos proximos 2 anos. Amanha saio da Espanha. mas nao volto a casa, ainda. Ao contrário, vou pra ainda mais mais longe. Longe em kilometros e longe também em costumes, relacionamento e tudo...
A jornada a que me propus nao é exatamente o que se pode chamar de cômoda e confortável... E agora na transiçao de semestres quando tenho que fazer as malas outra vez, selecionar as roupas que vao me ser uteis e as que tenho que deixar, os livros que levo e que "abandono", deixar para trás o idioma que aprendi nos ultimos meses e que fui obrigada a mergulhar em seu mundo... e agora começar a pensar, escrever, falar e ouvir em um terceiro idioma... Tudo isso está estirando meus músculos emocionais e tenho precisado reunir equilibrio e força para começar o segundo semestre com clareza, motivaçao e perseverança.
Mas acho, sabe gente, também que "o estiramento" nos concede mais resistência, mais alcance. Acho que em situaçoes de estresse, se voce consegue nao surtar, a pressao pode te ajudar a ser mais tolerante, mais reflexiva, menos medrosa, menos ansiosa, mais paciente e ao mesmo tempo mais assertiva. Nao chega a ser uma teoria. É uma esperança. =)
Espero ter as coisas um pouco mais claras da proxima vez que escreva.
UM beijo!