sábado, 6 de março de 2010

Leitura silenciosa


Olá olá!

Já estou em terras escandinavas. Aliás, em neve escandiva, porque terra aqui ainda nao se pode ver. Nevou muitíssimo e as previsoes dizem que os montes de neve estarao sem se derreter até meados de Abril...

Bom, ainda assim a paisagem está de tirar o fôlego!

Muito bem, minha lembrança de hoje, ou a história que hoje eu tenho pra contar começa com um cena muito comum da minha infância. Na escola, a professora nos ensinou, por volta da segunda série, uma tal de leitura silenciosa. Ela dizia que era aquela leitura que a gente faz só com os olhos e escuta a voz dentro da nossa cabeça. Bom, nos dias de aula de Língua Portuguesa, tínhamos sempre um texto a ler. Podia ser um poema de Cecília Meirelles, a letra do Hino Nacional ou um relato informal sobre Apolo 13. Qualquer que fosse o assunto, tínhamos o texto sobre a "carteira" e nos era dado um tempo para fazer uma primeira leitura. Leitura silenciosa. Nao podia nem sussurrar. Tinha quer dentro da cabeça. A professora explicou que assim a gente podia perceber melhor o texto. Pensar nas expressoes. Ver onde tinha um ponto de interrogaçao, de exclamaçao, vírgulas... Podíamos também visualizar o texto, imaginar as ilustraçoes... Imaginar a Lua, Neil Armstrong... Cheguei a ver várias vezes Dom Pedro chegando às margens plácidas do Ipiranga e proferindo as poéticas palavras : Independência ou morte! Claro, depois descobri que o cavalo branco, as margens plácidas e a nobreza do Imperador ficaram restritas ali à minha imaginaçao... Mesmo assim, quando fôssemos ler em voz alta (fora da cabeça) já estaríamos familiarizados com o texto. De verdade que me parece um ensinamento e tanto. Ler. Silenciosamente. Deixar que o texto se torne familiar. Que aconteça dentro da nossa cabeça. Prossegui com a prática de ler silenciosamente. Mas silenciosamente agora tem um significado mais amplo pra mim. É ler atentamente. Com calma, com admiraçao, com interesse. Deixando que o texto tome forma dentro da minha cabeça erespeitando-o como uma construçao forte, que nao deve ceder aos meus erros de interpretaçao. Digo isso, porque algumas vezes lendo versos sagrados, me deparei com expressoes que já estao interpretadas no meio do "povo que lê a Bíblia" (entre aspas porque geralmente nao se lê a Bíblia). Nas minhas leituras silenciosas, encontrei alguns equívocos de interpretaçao. E nao estou falando de teologia. To falando de Língua Portuguesa. Construçao textual. Bom, como esse post já ficou muuuuuuito grande, deixo pra falar da primeira passagem bíblica amanha, ok?? Um abraço! Cuidem-se! Deixo uma foto das terras escandinavas, meu atual lar. Que Deus nos abençoe.