segunda-feira, 22 de março de 2010

A Paz de Cristo em vosso coraçao...


Ok! Ok! Já sei que passaram mais de três dias, mas... Fiquei com vergonha do tamanho do post sobre "Crê no Senhor Jesus..." Daí eu quis esperar bastante...

Bom, queria escrever hoje sobre outra passagem que comumente utilizamos.
Está lá em lá em Colosenses 3. Diz assim: "Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coraçao, à qual também fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos."

Nao sei voces, mas eu já ouvi bastante essa expressao: A paz no coraçao é árbitro.
Ok!
POr partes: árbitro, sem olhar no dicionário, só o senso comum, nos diz que é alguém que zela pelo cumprimento das regras de uma determinada situaçao. Para nós, brasileiros, acredito que o campo de futebol é a situaçao em que mais compreendemos o que é um árbitro... Tem gente que diz que ele nao sabe de nada, mas... ele é o juiz...

Quando as pessoas dizem: A Paz é o árbitro, geralmente estao dizendo: se voce tem paz, entao isso é de Deus. E costumamos dizer: Eu sinto paz. Ou entao: Eu nao sinto paz.

Fiquei pensando nisso num dia em que vi como eu nao posso confiar em meu coraçao... É ´serio isso! Aliás, a Bíblia diz que o coraçao é enganoso... Como é que vou me fiar de alguma coisa que eu "sinto no coraçao". Bom, peguei a Bíblia e fui ler o texto.

Eis o que penso: ( e já repito que nao é nem pretende ser um tratado teológico, sao pensamentos focados em interpretaçao de texto da lìngua portuguesa)

O contexto nos traz Paulo passando orientaçoes sobre convivência. Ô trem difícil! E lá vem Paulo: Gente! Vamos ser amáveis, vamos ser humildes. Cultivem a bondade! Ah, e o perdao também. Exercitem isso entre voces. Quando voces estiverem com raiva um do outro, aproveita pra fazer um exercício de perdao. Quando tiverem um desentendimento, uma discórdia, nao percam de vista que o objetivo é sempre a uniao! Nunca a divisao... " E Paulo quando começa falar, voces já viram né? Ele se desmancha em exemplos, trabalha o mesmo conceito em diversas situaçoes que é pra nao deixar dúvida.

No versículo 15, ele está encerrando a mensagem da boa convivência e da expressao do amor de Deus em nosso meio e entao ele diz: Seja a Paz de Cristo o árbitro em vossos coraçoes..." Eita irmao!

Depois desse dia que contei aí, nunca mais falei esse negócio de: A paz é o árbitro...
Eu entendi o seguinte: Paulo era bom conhecedor na natureza humana. Sabia que isso tudo que ele estava dizendo era provavelmente o contrário do ia acontecer no dia-a-dia. A gente sempre se agarra no que o outro fez, ou o que nao fez. E esse papo de ser bom e de perdoar e nao sei mais o quê... Acaba indo pro beleléu...

Já sabendo disso, ele acrescenta: Seguinte! Nao é bagunçado assim nao. Nao é qualquer "pelada" isso nao... Tem um juiz aí... Pra ajudar voces a seguirem o que estou orientando. Um árbitro...
E como a convivência entre irmaos tem valor aquilatado diante dos olhos de Deus, para apitar esse clássico, Paulo convida ninguém mais ninguém menos que... A PAZ DE CRISTO!

Isso mesmo! Chegou quem sabe do assunto.

Paulo estava dizendo: Enquanto a bola estiver em campo, quem apita, quem manda parar ou manda seguir, quem diz se é falta ou nao é... tava impedido ou nao tava... TUDO isso quem vai dizer é a Paz de Cristo.

Bom, quem é a paz de Cristo???? Sim, porque pra saber como um juiz vai apitar, deve ser importante saber um pouco do seu "background", da sua experiência, da maneira de ver a vida, quer dizer, o jogo...

Bom a Paz de Cristo tem muita história pra contar. A Paz de Cristo apitou o amistoso PEDRO X MALCO. Ela "colou" a orelha de Malco depois que pedro a "descolou" com uma espada. Foi a paz de Cristo que disse: Ei Pedro! Ta maluco??? Quem vive pela espada, morre pela espada! Tranquilo aí! Nós somos de paz!

A Paz de Cristo, senhores telespectadores, esteve presente também no decisivo MULHER ADULTERA X MULTIDAO ACUSADORA. Foi ela quem disse, Ei! Tudo bem! É pênalti, mas pra bater tem que ser um que nunca cometeu uma falta!

Essa paz de Cristo é meio... sem noçao! Voces nao acham???

E o grande mérito desse árbitro vem de um clássico milenar: DEUS X HOMEM
Sim! A dona Paz de Cristo estava lá!
Foi ela quem decidiu que o inocente viria fazer as pazes com os inimigos. E nesse time aí... Tenho certeza que você estava escalado. Todos nós vestimos um dia a camisa do pecado e nos colocamos como inimigos de Deus. Mas... devido à Paz de Cristo, o que era um embate, se tornou um encontro.
A paz de Cristo é o próprio Cristo. Cristo é a bandeira branca de Deus em direçao aos homens. Nao em rendiçao, mas em acolhimento. A Paz de Cristo fez com que pudéssemos ser chamados amigos de Deus... Mesmo que voce nunca o tenha adicionado no orkut...

Muito bem, metáforas à parte, creio, com sinceridade, que Paulo estava dizendo: Olha, pessoal, quando o assunto for briga, quem decide o que fazer é a Paz de Cristo.
E o que voces acham que a paz de Cristo vai fazer? Depois dessa biografia, acho que dá pra imaginar.

Alguém me diz se isso tem alguma coisa a ver com achar que isso é de Deus ou nao só porque eu tenho paz no meu coraçao???? Só porque a minha conciencia na pesa, Deus está no negócio! Só porque eu sinto uma alegria doida em estar nessa situaçao, Deus está também! Só porque eu nao sinto paz (vai saber por que) entao Deus está contra essa situaçao...

Sabe quantos assassinos dormem me paz? MUITOS!
Sabe quantas maes choram noites inteiras por seus filhos??? MUITAS!

O versículo nao tem, a meu ver, nada a ver com nos guiar pela paz que temos ou deixamos de ter em nossos coraçoes...

Bom, eu nao negaria JAMAIS a atuaçao do Espírito Santo nos nossos coraçoes! Eu sei que Ele nos orienta e se comunica conosco...

Só estou dizendo que do ponto de vista textual, esse versículo nao sustenta essa idéia.

O texto sustenta sim, a idéia de que A PAZ DE CRISTO tem que ser o juiz no meu coraçao e decidir se eu colo ou descolo a orelha dos traidores, se eu mato ou perdoo o pecador (que é pecador como eu), se eu me mantenho como inimigo de Deus ou se eu me lanço em seus braços como filho amado. Se eu convivo em paz ou em guerra com os meus irmaos.

Termino com A PAZ DE CRISTO
A foto??? Bom, é que a paz de Cristo é para aqueles que tornarem como crianças.... Um beijo!