domingo, 7 de março de 2010

Promessa ou Orientaçao???

Olá!
Hoje fui à igreja aqui na Noruega pela primeira vez depois que cheguei. Infelizmente, ainda nao estou acostumada a essa cultura e nao me senti bem. Cantei as cançoes em inglês mas como a traduçao do culto do norueguês para o inglês nao estava muito boa, perdi grande parte do sermao. Nao o entendi. E por nao entender, me desinteressei.

E por falar em entender, vou deixar hoje aqui a primeira obervaçao sobre alguns equívocos de interpretaçao de texto em trechos bíblicos.

Só pra reforçar, nao pretendo que isso seja um tratado teológico, por isso nao estou me preocupando com os textos originais nem nada.

É só uma reflexao simples e cotidiana.

Quero começar por: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa." (Atos 16:31)

O versículo faz parte da belíssima narraçao sobre como um carcereiro se converteu depois de que um terremoto abalou a prisao onde Paulo e Silas estavam presos. Eles estavam cantando louvores a Deus, perto da meia noite, e o chao tremeu. As portas da prisao se abriram. O carcereiro acordou e quando viu que as celas estavam todas abertas, ficou desesperado e já sabendo o que ia passar se deixasse algum preso fugir, ia suicidando-se quando Paulo gritou: NAO! NAO! A gente nao fugiu! tá todo mundo aqui! Nao se mate!

Logo depois vem a pergunta do guarda aos prisioneiros: Que que eu tenho que fazer para ser salvo?

E a resposta de Paulo: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa.

Muito bem.

O que Paulo estava dizendo era uma promessa ou uma orientaçao?

Minha opiniao é de que Atos 16:31 é uma orientaçao.
Entretanto, sempre vemos esse versículo estampados nas portas de entrada de muitas casas, em carros. As pessoas recitam esse versícula em oraçoes por família e tudo o mais.

Eu creio e sou testemunha viva do que Deus pode fazer em relaçao a nossa família. salvaçao, libertaçao!

Todavia, esse texto nao é um promessa de que se você crer em Jesus toda a sua família será salva. Nao se trata disso.

Poderíamos falar de que a salvaçao é individual, de que cada um tem seu livre_arbítrio e tantas outras implicaçoes teológicas e/ou filosóficas.

Mas queria pensar só no texto. Na escrita. Na construçao literária.
Está escrito: "CRÊ".

Essa variaçao do verbo crer indica que o verbo está no imperativo e que se refere à segunda pessoa do singular. Isto é, é uma ordem para "tu". Poderia-se dizer: Crê tu!

Muito bem, isso nos leva a entender que a ordem do crer é para o carcereiro, com quem Paulo está falando. Ok

"Serás" é a conjugaçao do verbo ser no futuro do indicativo para a segunda pessoa do singular (tu).

Entao, até aqui temos: Crê tu no Senhor Jesus e tu serás salvo.

Bom, acredito que essa parte nao seja muito problemática. O que vem depois, talvez.
Depois o que temos é uma vírgula e entao a segunda oraçao, "tu e tua casa". O que às vezes nao percebemos é que essa vírgula é vital! Ela indica que aqui o autor utilizou uma figura de linguagem chamada Zeugma. Acontece quando a gente omite uma palavra pra nao ficar repetindo na frase. É uma maneira de deixar a fala ou o texto mais enxuto, mais bonito.

Pois bem, o que está escrito é: Crê (tu) no Senhor Jesus e serás (tu) salvo, Crê(tu) e (creia) a tua casa. e se quisermos prosseguir podemos desdobrar mais e (tu) serás salvo, e (tua casa) será salva.

É como se eu dissesse, entra no carro aí Maria, que eu vou te levar, você e seus amigos.
Se só a Maria entrar, eu nao vou levar os amigos dela! O que eu estou dizendo nessa frase é: Entra no carro aí Maria que eu vou te levar. Entrem no carro você e seus amigos que eu vou levar você e seus amigos.

Mas desse jeito a frase fica longa e feia. Por isso a gente usa a figura de linguagem Zeugma.

Isso nao quer dizer que Deus nao salva a nossa família!

De fato, o texto nos conta que o carcereiro creu, levou Paulo e Silas para sua casa onde pregaram para toda a sua família. Diz ainda que o guarda foi batizado e também todos os seus. Ou seja, todos creram.

Bom, pode parecer uma volta imensa pra explicar um texto tao pequeno. Mas a verdade é que precisamos pensar um pouco mais sobre como lemos e interpretamos os textos que nosa sao tao familiares.

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa! Um bela orientaçao que resulta em alegria e festa como diz o versículo 34 de Atos 16:

"E entao (depois do batismo), levou-os para sua própia casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem (eles) crido em Deus)

Um Aleluia BEEEEEMMM grande!

Ufa! Que post enorme! Desculpa!

Vou dar uma trégua de uns 3 dias pra postar outro, ok?

Com carinho,

VPR