terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Companhia


Oi oi...

Lembrei esses dias de um texto que escrevi.

Como tenho pensado muito sobre companhia, achei oportuno.

Espero que gostem!

Ah! To pensando em mudar o endereço do blog... Já já eu aviso.


COMPANHIA


'Companheiro sou de todos os que te temem e dos que andam nos teus preceitos'Salmo 119:63


Bom dia, companheiros! Nao se assustem. Nao se trata de um jargão politico-partidário.Apenas uma citação ao nome que o salmista se dá. Companheiro sou.
Estive pensando muito esses dias sobre a realidade dos nossos dias, do nosso seculo.Sem ser pessimista, muito dura a realidade. Mas sem ser alienada, também um ótimo campo para plantar a melhor das sementes: A Fé.
Lutero disse que se quisermos uma grande oportunidade, devemos procurar um grande problema!Muitas vezes queremos oportunidade onde está tudo bem. Queremos fazer parte da empresa que mais lucra, da gerência que mais se destaca, torcer para o que mais ganha, ter ao nosso redor as situações mais calmas, bem-sucedidas e que nos trazem status.... Nao teremos grandes oportunidades aí. Porque já há muita gente. E porque já há pouco o que fazer.

Mas se nos despirmos do orgulho, da vaidade e da necessidade de fama, grandeza e reconhecimento (como é dolorido isso! Ai Jesus), aí então aceitaremos estar em situações não tão atraentes, com pessoas não tão populares, em cargos nao tão conhecidos e disputados, mas certamente encontraremos grandes oportunidades.

Quero aqui dizer que na minha opiniao, a palavra GRANDE aqui não se refere a tamanho. Mas creio que se refere à importância. À nobreza da oportunidade.E uma das coisas mais nobres que conheço é a companhia.

Como é doce uma boa companhia. Como é amarga a falta de companhia. Voce que tem um bom marido, uma boa mulher, pode se imaginar sem essa companhia e verá quão ruim é. E você que não tem, com certeza passa algumas (só algumas) horas de sua vida imaginando como será bom o dia em que você tiver uma companhia. Não estou falando de companheiros de alegria! De abastança, de abundância.

Companheiro daqueles que não mudam de acordo com a circunstância que que mudam as circunstâncias quando chegam.O Salmista, a meu ver, foi imensamente feliz ao dizer COMPANHEIRO SOU, de todos os que te temem e que andam nos teus preceitos.Ele podia falar de guerras e conquistas e pendões e troféus... tudo isso existe na vida de quem serve a Deus e anda nos seus preceitos. Mas ele falou de amizade. De companheirismo.Quer gostemos ou deixemos de gostar, estamos no mesmo caminho. Devemos ser companheiros. Não pedras de tropeço. Companheiros, não acusadores. Companheiros, não competidores. Se há alguém perto de voce que ama a Deus e anda nos preceitos dELE, seja seu companheiro. Dê uma palavra de ânimo. Ajude-o. Todos nós precisamos de ajuda. Vamos nos ajudar.

Quanto a isso, meu pai sempre diz que 'muito ajuda quem não atrapalha' .... Temos que pensar nisso também.Voltando a Lutero, pense nos seus amigos, seus companheiros de jornada nesse mundo tão esquisito e veja quão GRANDES (leia-se: NOBRES) oportunidade temos para dar sentido a nossa vida.Há um membro de sua igreja, alguém enfermo. Vá lá. Ore. Uma grande oportunidade de ser canal de cura.Há um amigo passando por um problema no casamento. Ouça-o. Talvez você nao consiga resolver o problema dele. E nem deve, porque ele tem direito de vencer as suas próprias lutas. Mas você pode ouvi-lo. E dar a opotunidade dele ou dela se sentir acolhido, mais leve e assim ter mais 'cabeça' pra agir. Porque de cabeça quente e cheia ele/ela só fará besteira.

Há um colega com serios problemas em sala de aula, procure-o. Diga que você sinceramente acredita que ele possa conseguir. E ofereça ajuda no que ele quiser.

Amados, há um leque sem tamanho de grandes oportunidades quando nos colocamos como o Salmista, na posição de companheiros.Esses dias conversava com uns amigos sobre o fato de que não se leva NADA desse mundo. Mas se deixam muitas coisas. Talvez voce não tenha a vida que sonhou e que pediu a Deus. Mas estou certo que tem a vida que muitos pediram. E mais: com certeza lhe faltam(graças a Deus) os males que sempre pediu para ser livre deles.

Bom, vou me interromper por aqui, se não, eu nao paro, como voces bem sabem!Amo voces.É bom caminhar com voces. Bom dia. Com carinho, Vivi

Deus abençoe a cada um.