quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

É automático ou nao é?

Quando ele tinha tres meses de nascido minha mae começou a cuidar dele. Todos os dias de manha sua mae o deixava lá em casa. Um bebê lindo! E inteligente. Minha mae o colocava junto a mim, na minha cama. Era uma maneira segura de me acordar. Assim nunca ficava de mau humor porque tenho loucura por bebês. Os amo. E ele foi crescendo, chamando minha mae de vó... esssas coisas.
Um dia, ele disse pra mae dele que queria beijar na boca. Bobo ele nao é...
Sua mae lhe explicou que, em termos gerais, acontece assim: "meu filho, agora nao pode. Primeiro voce vai estudar, trabalhar, arrumar uma namorada, beijar na boca e casar."
Ele aceitou isso. E decorou! Entao quando menos esperamos lá está ele repetindo a sequências de feitos que, para sua mente de 4 anos, resume sua vida.
Pois bem... Uma dia ele me perguntou: O que voce foi fazer na espanha?
Estudar.
Voce tem namorado?
Nao.
E voce ja estudou e trabalhou?
Já. Muito.
Entao porque voce nao ganhou um namorado?
Replay: Entao por que voce nao ganhou um namorado???
De cor eu fico????
Claro que pra ele, os fatos sao uma sequência automática. Passo 1, passo 2 e assim por diante...
Tive que dizer a ele que também nao sabia a resposta...
Mas fiquei pensando nisso um tempo. (parece que penso ate hoje)
Certo é que muitas vezes nos dizem as coisas sobre a vida de uma maneira tao simples, ou simplista que chegamos a entender que a vida é automática.
E começamos a perguntar: Mas entao por que nao ganhei isso e aqui, e aquilo...
Bom, nao sei pra voces, mas a mim a vida nao parece automática. Nem linear.
E se for automática, tem alguma bateria ou pilha que tá fraca aí e nao responde ao controle remoto... Aliás, com quem está esse bendito controle remoto???
Bom, lembrei de um poema de Fernando Pessoa que diz que: Navegar é preciso. Viver nao é preciso.
Passei boa parte da vida pensando que isso se referia à necessidade de navegar. E da nao necessidade de Viver. Claro que fiz uma bagunça na cabeça porque pra navegar temos que estar vivos. Entao como pode ser preciso navegar e nao ser preciso viver????
Bom, um dia em casa, lembro que chamei meu irmao e disse: Olha o que eu entendi. Esse preciso nao é de necessidade. É de exatidao. O poeta quer dizer que ainda que navegar seja tao dificil. No mar, sem estrada pronta, sem setas, navegar é preciso se comparado ao VIVER. Se colocarmos os dois juntos, vamos ver que navegar é uma atividade exata! Precisa! Viver!!!!!!!!!!!!!! Viver nao é preciso! Nao é exato. Nao é automático!
Viu por que voce ainda nao ganhou um namorado??
Fiquem com Deus.