sábado, 30 de janeiro de 2010

Impotência

Tudo tudo que eu conheço nesse século, para ser bom tem que ser potente!
Tudo!
E ser potente é fazer aquilo que foi criado pra fazer e ainda fazer um montao de coisas...
Semore lembro do celular nessas horas. Que eu saiba (que nao é uma garantia de veracidade), o telefone celular foi criado para permitir que as pessoas falassem ao telfone mesmo fora de casa, ou do trabalho... enfim, um telefone móvel. mas um telefone.
Mas pra ser potente... Ah... tem que mandar e receber msg de texto (soa até ridiculo pensar num cel sem msg), mandar msg de foto! Tem que tirar foto. E mandar foto e/ou musica por bluetooth, concectar a internet, ter jogos em rede, converter-se no controle remoto do pc, do datashow, tem tb que ter calculadora, despertador, rádio, guardar arquivos, calendário, agenda...
Se nao... nao é um celular potente.
Por mais avançada que esteja, a ciencia, a tecnologia e tudo o mais que está nesse mundo externo só faz mostrar o que temos por dentro. Digo isso porque creio que esse sentimento, essa necessidade da SUPER AÇAO, da potencia, do sempre mais, está dentro da gente.
Falava outro dia em um grupo de amigos que o que queremos mesmo é agregar o maior número possível de habilidades! Se fôssemos um celular, teríamos que ser o de ultima geraçao. Queremos o carro potente e que quase dirige sozinho. O computador potente. A geladeira que só falta falar...
E queremos isso dos que nos rodeiam também. Queremos isso das pessoas.
é como se gritássemos bem alto: NAO AOS FRACOS. NAO AOS IMPERFEITOS. NAO AOS IMPOTENTES.
Pensei tudo isso (que nao é novidade, eu sei) porque hoje uma pessoa muito amada por mim comentou um episódio triste da sua vida. E me disse: me diz alguma coisa. fala comigo. eu to triste.
Gente! Que sensaçao!
Eu, conectada a um laptop que eu demorei a escolher porque queria que fosse potente. Utilizando uma rede de comunicaçao entre computadores também potente, porque eu escolhi um fornecedor potente pra me dar um conexao potente, rodeada de câmeras digitais, dois celulares potentes, muitos livros de pessoas de mente potente, relendo meus trabalhos de mestrados que, supoe-se, está me preparando para ser mais potente na minha profissao.
E as palavras dessa pessoa que eu amo saltavam como luz refletida em espelho e me FALA COMIGO. EU TO TRISTE.
Eu sou impotente!
Nao soube, e ainda nao sei, o que falar, o que fazer...
Fiquei assim, no ar.
E a pessoa????????????? Eu nao sei...
Eu nao consegui ajudá-la... Eu falei com ela, conversei, mas... e daí???
Tive que me contentar, e ela também, com a minha limitaçao.
De repente mudei de opiniao. Já nao quero eliminar o impotente.
até porque vivemos num mundo impotente. Baterias se descarregam, conexoes caem...
Mas tem algo bom nisso tudo. Lembrei de uma aula de filosofia da oitava série... LOOOOONGE!
explicando que a concepçao de limitaçao e imperfeiçao que o homem tem, tem necessariamente que estar ligada a uma concepçao de perfeito. Daí as pessoas pensam num ente trascedental, uma energia criadora, um força maior... enfim...
Como eu sou filha de Deus, eu lembrei do meu Pai. Ele é tao potente, que nao precisou descer do céu rodeado de miríades de anjos para demonstrar sua pompa.
entao, fui ao chuveiro, tomar banho e orar.
Reconhecendo minha impotência, o caos do mundo e a glória dele.
Porque "o poder dele se aperfeiçoa(se mostra) na minha fraqueza" (Bíblia)